sábado, 19 de dezembro de 2009


Shinto Ryu Iai Do Battojutsu em Porto Alegre


O treino de Shinto Ryu Iai Do Battojutsu é ministrado aos sábados às 14 horas no Instituto BODHIDHARMA, na Associação Filosófica Nova Acrópole na Rua Bento Martins, nº 268, centro, em Porto Alegre/RS, telefone (51) 3022-4433, cel: (51) 9315-5595, sob a orientação do professor Nêuquen (neuquenshinto@gmail.com), que pratica Kenbu Do , Iai Do Battojutsu com o Sensei César.

Utilizando os katas do Shinto Ryu Iai Do, treina-se nesta modalidade o corte certeiro e perfeito, para isso usa-se o makiwara (esteira de palha de arroz preparada para tal objetivo), com a espada de corte.

Objetivamos no treino o desenvolvimento de Shinken (espada interior), ou seja, Katsujinken (espada que dá a vida), manifestação da vontade através da disciplina numa forma cerimonial.

Iai Do visa a transparência, isto é, a luta contra as ilusões da mente, nossos inimigos interiores. Já o Battô visa a excelência da técnica, o uso da espada contra os inimigos exteriores. Seguindo este pensamento, no treino, apesar de usar espada e corpo material, o praticante estaria treinando a habilidade de luta interior.

O programa consta de Omote no Kata, Ura no Kata, Tameshigiri e Kumitachi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário